sexta-feira, 2 de maio de 2014

FGEDUC Tudo sobre o fundo de garantia de operações de crédito educativo.

Postagem Gabriel Bezerra

Olá amigos, meu nome é Gabriel e vou falar um pouco sobre o FGEDUC (Fundo de garantia de operações de crédito educativo).
No inicio de 2014 decidi fazer o financiamento de um curso superior, e como todos quem tentam ingressar na faculdade encontrei muitas dificuldades, e com isso surge a procura na internet para encontrar artigos sobre o assunto, o velho e grande amigo de todos os pesquisadores da internet "google", mas não foi dessa vez, por que comecei a procurar sobre as opções, prouni, sisu e fies, então encontrei muitas informações sobre os assuntos. O que tem haver isso com FGEDUC ?

Tudo, pois então vamos lá,  em fim, depois de muita dificuldades comecei o meu cadastro no fies, de etapa em etapa fui preenchendo o cadastro, mas infelizmente na hora de inserir a rende os meus problemas do inicio se tornaram um verdadeiro pesadelo, "desempregado" !!! Não podia comprovar renda e sem pessoas para me ajudarem sendo fiadores !!!
E agora o tão sonhado curso e de agua a baixo, mas como sou um jovem desbravador e lutador nessa vida, iniciei uma vigorosa busca na internete depois de uma madrugada inteira encontrei um artigo sobre o "Fundo de garantia de operações de crédito educativo - FGEDUC"
 E por essa razão resolvi criar essa postagem para explicar sobre o fundo e dar dicas que valem ouro, gente valem ouro mesmo, eu ralei para caramba para encontrar essas informações, e agora vou passar para para vocês !!!

  Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo — FGEDUC.

O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é uma opção para os candidatos ao FIES em que não há a necessidade de apresentação de fiadores e tem como objetivo facilitar o trâmite para a contratação do financiamento.  

Conheça tudo sobre o FGEDUC em 6 Passo !!
 

Passo - 1) Qualquer estudante pode fazer a opção pelo Fundo Garantidor? 
Não. Só pode ter acesso a esta opção os estudantes cuja Faculdade tenha aderido ao fundo. 

Passo - 2) Todos os estudantes das faculdades que aderiram ao Fundo podem escolher esta opção? 
Não. Somente os que atenderem a pelo menos uma dessas três opções: 
- Ser estudante matriculado em curso de Licenciatura. 
- Ser Bolsista Parcial do Prouni no mesmo curso em que pretende fazer o Fies. 
- Ter a renda per capita familiar até um salário mínimo e meio. 

Passo - 3) Estou com o nome sujo, posso optar pelo Fundo Garantidor? 
Sim. O MEC liberou, através da Portaria 28 de 28/12/2012, a contratação e o aditamento dos estudantes, 
mesmo com restrição cadastral, desde que a garantia seja o FGEDUC. 

Passo - 4) Já tenho o Fies com outro tipo de garantia, posso mudar para o Fundo Garantidor? 
Não. A opção pelo tipo de garantia não pode ser mudada após a assinatura do contrato. 

Passo - 5) Concluí a inscrição porém na hora de escolher o tipo de garantia me confundi e coloquei outro tipo de garantia, posso mudar a opção pelo Fundo garantidor no agente financeiro na hora de assinar o contrato? 
Não. Essa mudança não e permitida. Somente pode haver alteração no tipo de garantia, no momento da assinatura do contrato, entre Fiança Solidária e Fiança Tradicional. 

Passo -6) Quando fiz a contratação minha renda familiar era inferior a 1 salário mínimo e meio, porém agora no aditamento ela é maior. Irei perder o direito ao FGEDUC e terei de arranjar um fiador? 
Não. A renda familiar só é verificada pela CPSA no momento da inscrição. O tipo de garantia não pode ser modificado após a assinatura do contrato.

Gostou deixe um comentário !!!

"Todos os direitos reservador" 
Sendo algum direito autoral violado será retirado a postagem mediante solicitação
o.

Nenhum comentário: