terça-feira, 22 de abril de 2014

Dinâmica de grupo

Fonte: http://blog.contratanet.com.br/entrevistas/dinamica-de-grupo-ou-entrevista-coletiva-qual-a-importancia-desses-processos-e-o-que-realmente-os-recrutadores-esperam-dos-candidatos/
Em certos momentos do processo seletivo, o medo e a ansiedade tendem a aumentar, principalmente quando se trata de etapas desafiadoras como a entrevista coletiva e a Dinâmica de grupo, em que além de nos expor ao recrutador, temos a presença de um público.
Essas etapas apesar de serem vistas pelos candidatos com muito receio e tensão, são de suma importância para os selecionadores, pois os auxiliam a garantir a assertividade na contratação. Esses instrumentos propiciam uma situação próxima da realidade no trabalho e permitem que o recrutador observe nos participantes as atitudes, comportamentos e conhecimentos necessários para a vaga, facilitando, dessa forma, a tomada de decisão.

Dinâmica de grupo
Para muitos candidatos, a Dinâmica de grupo é um dos momentos mais críticos de um processo seletivo. Além de ter de interagir e se destacar em meio a pessoas desconhecidas, é exigido do participante muita habilidade para saber lidar com as atividades que são propostas.
Nesse tipo de situação, é esperado que o candidato aja naturalmente! É fundamental que a pessoa seja quem realmente é! Se o participante não tem um determinado tipo de comportamento, ele não aparecerá espontaneamente em situações de brincadeira ou de pressão. Os comportamentos interpretados são fáceis de serem observados, pois eles são geralmente artificiais e exagerados.
As empresas valorizam aqueles candidatos que entendem as características e natureza do cargo para qual está concorrendo e demonstre no processo seus diferencias de forma natural. Há pessoas que pensam que o candidato escolhido será, por exemplo, aquele que tiver a maior produtividade, mas nem sempre é assim! Se o participante estiver concorrendo a uma vaga de liderança, é observado o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre aquele que fala mais, é o escolhido, mas pode ser o que estimula os outros a falar. Nem sempre o que ganha o jogo ou o que dá mais sugestões é quem será selecionado. Talvez o candidato esteja sendo observado pela sua capacidade de ceder nas horas críticas para que um grupo atinja os resultados. É importante que o candidato aceite os papéis proposto nas atividades e leve a sério este momento, sempre considerando que estará sendo observado durante todo o tempo.
É importante reforçar que a dinâmica de grupo é um ganho para ambos os lados. Quando bem organizada, coordenada e avaliada, a dinâmica de grupo pode oferecer informações para os entrevistadores e feedbacks interessantes para que os candidatos melhorem o seu próprio perfil de competências. Esses momentos podem funcionar como oportunidade para observar e aprender com aqueles que são aprovados e se saem bem nesses processos.

Entrevistas coletivas
As entrevistas coletivas, normalmente, são muito utilizadas pelas empresas para otimizar o processo seletivo, ou seja, quando o recrutador recebe um número considerável de currículos dentro do perfil da vaga, uma das estratégia é convocar os candidatos para uma entrevista em grupo, pois é gasto pouco tempo, em comparação as entrevistas individuais e o resultado é satisfatório. Nessa etapa, que é de triagem, o candidato tem pouco tempo para demonstrar suas competências e diferenciais. Por isso, para se destacar é fundamental, antes da entrevista fazer uma reflexão de si, dos pontos positivos, do que precisa ser desenvolvido, quais os motivos que te levaram a sair dos empregos anteriores, quais são os seus objetivos etc. É fundamental conhecermos quem somos para que possamos nos expor com tranqüilidade e convencer o recrutador. Lembre-se! Refletir é diferente de treinar e decorar o que vai ser dito! Quando falo refletir, quero dizer que você deve procurar se conhecer para poder falar melhor de si para os outros!


obs.: Esta reportagem foi retirada da internet e postada nesse blog com o intuito de ajudar quem esta buscando emprego e por seu conteúdo ser de altíssima qualidade, todas as imagens foram retiradas da internet estamos abertos para divulgar nomes e títulos dos seus respectivos proprietários desde que manifestem o mesmo.